Soluções em
Skids solares

• Projetos
• Equipamentos
• Instalação
• Suporte

Saiba mais sobre Skids para Usinas Fotovoltaicas

Abrigos engenheirados para todos os equipamentos da sua usina fotovoltaica, desde inversores e transformadores até os equipamentos de medição da concessionária, tudo numa solução monobloco pronta para ser instalada na sua usina.
Integrados e testados em fábrica, os skids agilizam o processo de implantação de uma usina fotovoltaica além de eliminar praticamente todos os riscos das instalações em campo.

Funcionalidade

O skid solar é uma infraestrutura completa transportável, sendo completamente testada em fábrica, fabricada com o objetivo de concentrar em apenas um local diversos dispositivos como transformador, inversores, painéis elétricos de proteção e controle, sistemas de comunicação e estrutura do abrigo destes dispositivos.

Vantagens

Dentre as principais vantagens de se utilizar um skid para os equipamentos da usina podemos citar o aspecto de manutenção na usina, ao concentrar todos os dispositivos num local só e de fácil acesso, a equipe de manutenção consegue realizar inspeções e diagnosticar os problemas com muito mais agilidade do que se tiver que percorrer toda a usina para inspecionar os inversores, além disso, concentrar estes equipamentos num local só facilita o transporte das peças de reposição do almoxarifado até o local de instalação/reparo agilizando os procedimentos. Além disso, a utilização de um abrigo metálico possui algumas vantagens fiscais como: isenção de IPTU, como o skid é um equipamento e não uma edificação, ele não é contabilizado como área construída no cálculo de IPTU. REIDI - Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura - tem como objetivo a desoneração da implantação de projetos de infraestrutura através da suspensão da cobrança de contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS incidentes sobre os materiais e serviços para a construção da usina. IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados, no caso do Skid Eletrocentro sua alíquota é 0%, e como integramos os equipamentos na solução, todos os materiais que iremos colocar na solução terão sua alíquota de IPI creditada e portanto não fará parte do custo final.

Onde e por quem o produto pode ser usado?

Os skids foram desenvolvidos para serem utilizados exclusivamente em usinas fotovoltaicas com o objetivo de concentrar e abrigar todos os dispositivos necessários para o funcionamento da usina. Temos soluções para pequenas, médias e grandes usinas com potências de 500 kVA até 5 MVA de transformação num skid só podendo atender a praticamente qualquer empreendimento. A arquitetura dos skids, porém, permite aplicação em outros tipos de aplicações mais atípicas e não necessariamente só em usinas fotovoltaicas, entre em contato com nossos especialistas para desenvolvermos uma solução juntos.

Aspectos Técnicos

Os skids são fabricados em chapas de aço zincado e perfis de aço que após a montagem recebem uma pintura adequada ao ambiente de instalação, mesmo que o local de instalação esteja sujeito a maresias e salinidade. A base é fabricada com a mesma rigidez dos nossos Eletrocentros utilizando perfis de aço estrutural soldados, as soldas são verificadas e certificadas para garantir a durabilidade da estrutura. As paredes, quando presentes, são fabricadas em chapas de aço zincado com dobras estruturais que dão flexibilidade para a parte alta da estrutura a fim de garantir resistência a ventos fortes (até 140km/h) e expansão de gases resultantes das manobras dos conjuntos de alta tensão que possam integrar o conjunto (até 25kPa). O telhado é construído de forma robusta com chapas de aço zincada com encaixes estruturais para suportar toda a variedade do comportamento climático do nosso país. As estruturas de fixação dos inversores e painéis elétricos são construídas de forma robusta para suportar os esforços normais de uso e os esforços adversos que podem acontecer durante o transporte. O aterramento do conjunto é realizado através da estrutura metálica da base onde é disponibilizado pelo menos dois pontos sólidos de conexão com a malha de aterramento do local de instalação. O sistema de proteção contra descargas atmosféricas é realizado através da própria estrutura metálica garantindo a condução das descargas diretamente ao aterramento sem que haja danos à estrutura ou aos equipamentos nela instalados.

Quem está Conosco

Abrir bate-papo
Olá! Como podemos ajudar você hoje?