Já pensou na possibilidade de gerar energia sem emitir poluentes e ainda de forma econômica e renovável? Pois, então é disso que se trata as chamadas “energias limpas”.
Também conhecidas como “energia renováveis”, essas energias são originadas de fontes naturais podendo ser reabastecidas a uma taxa maior do que são consumidas.
1- Energia Eólica: Esse tipo de energia é muito utilizada há anos para alimentar moinhos de vento, empurrar velas e também para gerar força para bombas de água.
2- Energia Hidráulica: Essa é uma das mais comuns no Brasil. Pode ser gerada a partir de reservatórios e rios.
3- Energia Geotérmica: Esse tipo de energia é derivada da terra, geralmente de condutos de magma, fontes termais ou circulação hidrotérmica.
4- Energia de Biomassa: A biomassa é um resíduo proveniente de matéria orgânica. No caso da cana-de-açúcar, o material que sobra após a moagem para produção de etanol e açúcar, por exemplo, é reutilizado para queima e geração de vapor. Outras biomassas podem ser usadas além do bagaço de cana, como cavaco, cascas, palhas etc.
5- Energia Solar: Um dos mais abundantes de todos os recursos energéticos, a energia solar pode ser aproveitada até mesmo em dias que estiverem nublados.